Junta de Freguesia de Mindelo  
Vila do Conde  

Agenda 21

 

A Agenda 21 de Mindelo é um processo de mudança. O objetivo é conseguir o desenvolvimento da freguesia, aumentando a qualidade de vida, promovendo a justiça social e o crescimento económico, sem destruir o ambiente. Para isso é fundamental o envolvimento e a participação ativa de todos os Mindelenses.

São as pessoas que dizem o que querem mudar e como. Mais de 6000 comunidades em todo o Mundo implementaram a sua Agenda 21 Local (A21L). Em 2003 Mindelo foi a primeira freguesia em Portugal com a sua própria Agenda, o que lhe trouxe grande visibilidade (neste momento em Portugal existem 157 autarquias com A21L, das quais 23 freguesias). Em 2005 a Agenda 21 de Mindelo recebeu o 1.º prémio na categoria "ação local" do concurso "Pensar o Grande Porto".

 

O processo de criação da Agenda 21 de Mindelo incluiu um diagnóstico completo à freguesia, a realização de fóruns e encontros abertos à comunidade, a dinamização de ações de promoção da cidadania e a elaboração de um Plano de Ação, aprovado pela Assembleia de Freguesia de Mindelo no dia 29 de Abril de 2005, juntamente com os compromissos de Aalborg. Mais de metade do plano já foi implementado e chegou a altura de repensar a iniciativa.

Mindelo quer, mais uma vez, dar o exemplo.

Renovação do processo de Agenda 21 em Mindelo, com coordenação da Junta de Freguesia e acompanhamento da Assembleia de Freguesia, desenvolveu as seguintes ações:

»» Realização de novo diagnóstico de sustentabilidade, incluindo inquérito à população e balanço da fase anterior

»» Dinamização de um fórum participativo, que tem como objetivo envolver a população na identificação de projectos inovadores e criativos que permitam "sair da crise", promovendo o desenvolvimento integral de Mindelo

»» Criação do FMI - Fundo de Mindelo para a Inovação, para financiar as melhores ideias que forem propostas e votadas pela comunidade

Equipa de trabalho: Cristina Ribeiro, Miguel Torres, Paula Duarte, Pedro Macedo.

Cronograma: Estudo terminado em Março de 2012. 

Brevemente publicaremos o relatório final

UK betting sites, view full information Best UK betting sites bookamkers